Categories: Pesca
| On 4 semanas ago

10 Peixes comuns que são proibidos pescar no Brasil

By Redação

A pesca esportiva ou de subsistência sempre foi uma das atividades mais comuns no Brasil. Sendo um país de tamanho continental o Brasil tem um território imenso e por isso mesmo muitas espécies são encontradas em nossos rios e lagos.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os tipos de peixe podem ser pescados, existem leis de preservação rigorosas para ajudar a controlar esta atividade e proteger algumas espécies.

Peixes comuns que são proibidos pescar no Brasil

No artigo de hoje preparamos uma lista com alguns peixes que são até comuns no nosso país, mas que pescar eles seria considerado um crime, então fique atento na hora de lançar sua linha e anzol. 

1 - Solha

A Solha é um peixe Europeu que tem a característica de ser achatado. Este peixinho que é super comum na europa e um dos peixes esportivos mais conhecidos do mundo, não pode ser pescado no Brasil.

O motivo desta decisão na verdade não começou no Brasil, o que acontece é que devido ao aquecimento das águas no mediteraneo a Solha não consegue mais viver por lá, sendo assim, a Solha agora só pode ser encontrada no atlântico e ainda precisa de um tempo para se reproduzir e repovoar.

2 - Tubarão-raposa

Hoje em dia os cientistas comemoram quando avistam um Tubarão-raposa nadando em mar aberto, o que acontece é que este peixe lindo está bem perto da extinção e embora possa parecer perigoso e ameaçador, agora ele é quem precisa de ajuda.

Claro, não deve ser a intenção de ninguém pegar um tubarão na pescaria, mas se você ver um destes, lembre que ele está ajudando a manter o fluxo de peixes na região, proteja esta espécie para que ele possa ajudar a manter o equilíbrio.

3 - Raia

A Raia pode ser encontrada em praticamente todo o litoral Brasileiro, mas apesar de ser frequentemente vista e muitas pessoas acharem que ela é assustadora, trata-se de um animal carinhoso e tranquilo.

Exceto quando provocada a Raia não faz mal a ninguém e não deve ser pescada, lembre, ela é protegida por lei justamente por sua importância para o meio ambiente e sua dificuldade de se reproduzir.

4 - Camurupim

Este é um dos peixes que todo pescador sonha em capturar, o Camurupim pode chegar a pesar mais de 100 quilos e sem dúvidas enche os olhos de quem vê um nadando.

Mas, se capturar um é obrigatório libertar o bichinho, acontece que por causa de seu tamanho e carne saborosa o Camurupim está ficando cada vez mais raro e por isso precisa ser protegido. 

5 - Lambari

O Lambari é um peixe muito pequeno mas que é encontrado em todo o território Brasileiro, embora seja pequeno e tenha pouca carne ele foi exaustivamente capturado por pescadores, o motivo é que ele acaba servindo como uma boa isca.

Mas acontece que o Lambari está em risco de extinção e por isso mesmo, deve ser deixado em paz, o pequeno precisa de nossa ajuda para se proteger e se recuperar.

6 - Bagre

Um peixe super conhecido com formato característico que todo mundo reconhece, acontece que o Bagre foi durante muito tempo perseguido por sua aparência e pescado à exaustão.

Durante muito tempo o termo “Cabeça de bagre” foi utilizado para descrever pessoas consideradas como estranhas, mas talvez isso possa mudar agora que o Bagre está protegido por lei, nada de pescar esse peixinho.

7 - Aracu

Um peixe relativamente pequeno com belas cores, embora tenha um sabor marcante e seja conhecido por ser rápido e resistente o Aracu acabou sendo pescado de forma constante até quase desaparecer.

Agora a pesca do Aracu é proibida e o peixinho já começou a se recuperar dos riscos de extinção, mas alguns anos ainda vão se passar antes que ele esteja fora de perigo.

8 - Cascudo

O Cascudo é um peixe lindo, suas cores podem variar bastante fazendo desta espécie um verdadeiro tesouro de beleza e por isso mesmo ele foi pescado sem piedade durante muito tempo.

Acontece que muita gente queria o cascudo para criar em cativeiro e isso causou um problema na reprodução da espécie que se tornou cada vez mais difícil de ser encontrada, por isso agora a pesca é proibida.

9 - Mandi

O Mandi é um dos primos do Bagre, esse peixinho tem as mesmas características físicas do primo mais famoso, mas apesar disso ele tem um sabor muito mais atraente e por isso ficou conhecido como “ O Bagre que todo pescador quer pegar”.

Por causa desta fama o Mandi foi pego continuamente e por isso chegou a quase desaparecer, finalmente ele foi colocado sob proteção e agora sua pesca é completamente proibida. 

10 - Peixe-anual

Embora seja chamado de Peixe-anual, este nome na verdade não se refere apenas a uma espécie, na verdade existem dezenas de pequenas espécies de água doce que são contados como peixe anual e sim, todos eles estão fora de cogitação na hora de pescar.

Estes amigos coloridinhos são frequentemente utilizados como isca para pegar peixes maiores e por serem muitas espécies diferentes fica difícil de saber exatamente qual é o verdadeiro risco de extinção, mas o fato permanece, pescar qualquer um deles é proibido. 

Cada vez mais informações!

Se você gostou de saber um pouco mais sobre os peixes que não podem ser pescados e quer aproveitar para aprender um pouco mais sobre outros assuntos, fique atento ao nosso blog e tenha cada vez mais informações em mãos.

Redação

Recent Posts